Desenvolvimento Urbano
e Regional
Engenharia de Tráfego
Transportes Coletivos
Mobilidade Sustentável
Energia e Ambiente
Logistica
Economia de Transportes
Regulação e Políticas
Inovação
   
 
 

 
Desenvolvimento Urbano e Regional

A nossa visão é de que os sistemas de transportes e mobilidade servem os cidadãos e promovem a qualidade de vida das cidades.


A TIS oferece às entidades com responsabilidades no ordenamento do território os seus serviços na elaboração de planos de ordenamento do território, pareceres ou análises de viabilidade a projetos urbanos, onde a componente da mobilidade e transportes é analisada.

Os graus de complexidade dos problemas poderão ir desde a reformulação de um nó rodoviário ou a introdução de uma nova carreira urbana, até à elaboração de Planos de Mobilidade ou de Deslocações Urbanas, onde são caracterizados exaustivamente os comportamentos das populações e apresentadas propostas de intervenções no terreno.




Transporte Coletivo
O transporte coletivo tem um papel preponderante na promoção de uma mobilidade mais sustentável, sendo também um garante do direito à mobilidade e um fator de promoção do crescimento e de coesão social da população.



Municípios
A TIS tem um conjunto muito diversificado de produtos para oferecer aos Municípios. Produtos como Documentos Estratégicos, PDM (Acessibilidade e Transportes, Mobilidade), Plano de Mobilidade e Transportes e Plano de Acessibilidade para Todos. Estes produtos podem desenvolver-se a diferentes escalas, isoladamente ou em conjunto.



Acessibilidade para Todos - Plano De Intervenção
O universo das pessoas com necessidades especiais de mobilidade está longe de constituir uma minoria. Para além das pessoas em cadeiras de rodas, com dificuldades de andar ou em percorrer grandes distâncias, com dificuldades sensoriais (cegas ou surdas), este grupo engloba também as pessoas que, no seu percurso de vida, se apresentam transitoriamente condicionadas, como sejam as grávidas, as crianças ou os idosos.



Ações de Desenvolvimento Urbano
A TIS.PT desenvolveu a metodologia de Transferibilidade, uma medida no meio urbano é entendida como a capacidade de implementar com sucesso numa cidade alvo uma medida previamente implementada numa cidade origem, tendo em consideração o contexto, problemas específicos e características da cidade alvo.



Planos de Mobilidade e Transporte
Os Planos de Mobilidade e Transportes são instrumentos de compreensão e gestão que integram as diferentes áreas de actuação do sistema de transportes (rede viária e estacionamento, sistema de transporte colectivo e pedonal), tendo em consideração os usos do solo existentes e previstos, e tendo como objectivo o desenvolvimento de um modelo de acessibilidades mais sustentável e eficiente.



Transporte Coletivo - Modelos, Análises de Redes
Um laboratório à sua disposição - A modelação de redes de transporte coletivo permite, entre outros, avaliar os impactes de alterações às redes de transporte coletivo e, por essa via, proceder à sua otimização.