Desenvolvimento Urbano e Regional
Engenharia de Tráfego
Transportes Coletivos
Mobilidade Sustentável
Energia e Ambiente
Logistica
Economia de Transportes
Regulação e Políticas
Inovação
   
 
 

 
Transportes Coletivos

Desafio: Contribuir para a competitividade do Transporte Coletivo

A TIS foi originalmente fundada em 1992 para dar resposta às necessidades de modelação e planeamento dos operadores de transportes coletivos STCP e Metro de Lisboa. Desde então que se mantém como uma empresa de referência no que toca à modelação de transportes coletivos, tendo participado num conjunto de projetos de referência a nível nacional, como sejam o Metro de Lisboa, Metro do Porto, ou na reestruturação da rede da STCP e CARRIS.
 
Em Portugal, a TIS está preparada para à luz do novo regime jurídico dos serviços públicos de transporte de passageiros contribuir para a processo de contratualização e regulação com maior envolvimento dos municípios, bem como para desenhar soluções de transporte a pedido, inovadoras, e enquadradas no Portugal Porta-a-Porta, de preferência suportadas por planos de mobilidade que viabilizem o acesso a fundos para a melhoria da mobilidade das cidades.

A nível internacional a TIS apoia o desenvolvimento de sistemas de transportes de grande dimensão, nomeadamente ao nível das tarefas de planeamento, modelação e desenho contratual.

A par do apoio dado ao planeamento das redes, acreditamos ainda que o passageiro tem um papel central no sistema de transportes. Por essa razão oferecemos competências na área da análise da satisfação do cliente, bem como do planeamento e gestão da informação ao passageiro.




Aglomerados de Média Dimensão
O transporte coletivo tem um papel preponderante na promoção de uma mobilidade mais sustentável, sendo também um garante do direito à mobilidade e um fator de promoção do crescimento e de coesão social da população.



Viabilidade
Desde a sua fundação a TIS tem desenvolvido inúmeros estudos de procura par as linhas e redes de transporte coletivo. Estes estudos compreendem a modelação das redes de transporte atuais & futuras. Para tal, apostamos na utilização do melhor software de modelação de transporte e na formação continuada da nossa equipa, de modo a responder plenamente aos desafios lançados pelos nossos clientes.



Transporte Porta-a-Porta
A TIS esteve na génese das soluções de Transporte a Pedido implementadas no Médio Tejo, desde a fase conceptual, desenho do serviço, avaliação económica e tecnológica, até à sua implementação (modelo de funcionamento, seleção dos fornecedores de transporte e de tecnologias).