Movimento Inteligente
Artigos Técnicos
Projetos de Investigação
   

Como medir a acessibilidade para todos ao transporte: TIS apresenta resultados do projeto MEDIATE
O projeto MEDIATE (Metodologias para Descrever a Acessibilidade do Transporte na Europa), financiado pela CE no âmbito do 7º PQ, suportou as autoridades públicas (como sejam os municípios) e stakeholders do sector dos transportes no seu percurso para melhoria da igualdade de acesso ao transporte público, incluindo adaptação dos edifícios terminais, pontos de acesso ao transporte público e sua envolvente imediata, e outros serviços conexos, como sejam pontos de atendimento ao público, bilheteiras, entre outros. Todo o desenvolvimento do projeto MEDIATE, (do qual resultou um conjunto de metodologias específicas, das quais a TIS dispõem de exclusividade a nível nacional), assentou num forte envolvimento direto dos diferentes grupos de interesse: autoridades locais, operadores de transporte público, indústria, utilizadores incluindo associações representativas de utilizadores especiais, bem como um painel de peritos, sendo este um aspeto de elevada diferenciação do projeto. Estes grupos desempenharam um papel fundamental no sucesso do projeto, complementando através da partilha das suas experiências e vivências, a visão técnica do consórcio, contribuindo igualmente para uma disseminação ainda mais alargada da mensagem e dos resultados do projeto. A TIS foi o parceiro nacional no projeto MEDIATE, tendo ainda assumido a responsabilidade pelo apoio na aplicação da metodologia na cidade de Lisboa, exercício este que foi enquadrado no âmbito do Plano de Acessibilidade Pedonal. Neste exercício foi possível, pela 1ª vez, reunir em sessões de trabalho, representantes do corpo técnico da CML, representantes dos vários operadores de transporte público (operadores públicos e privados que prestam serviços na Grande Lisboa) bem como representantes da sociedade civil na área da deficiência (CNAD, APD, Liga, ACAPO, Fundação Sain, ADFA) bem como a Autoridade Metropolitana de Transportes de Lisboa para juntos tomarem uma decisão de consenso quanto ao nível de acessibilidade ao transporte público na cidade de Lisboa.




Destaque : Fecho de escolas
Do choque à oportunidade A reorganização da rede escolar pode constituir uma oportunidade para as autarquias e operadores de transporte criarem uma oferta da qualidade para suprir as necessidades de deslocação da população estudantil.




Atualidades : Modos Suaves
Acalmia de Tráfego : ´Zonas 30´




Atualidades Gerais
Sistema de Transporte em via dedicada está em estudo : Cascais prepara Plano Director de Mobilidade. ´A Autarquia de Cascais tem em curso um Estudo de Trânsito de Âmbito Concelhio - ETAC - que está a ser efectuado pela TIS´.




Atualidades Gerais
Transportes para o Turismo Competitivo



  Página de 4