Movimento Inteligente
Artigos Técnicos
Projetos de Investigação
   

Projeto BESTRANS
Este projeto visa generalizar a utilização dos estudos de benchmarking enquanto instrumento de gestão por parte dos operadores de transportes públicos por forma a otimizar a respetiva perfomance a nível energético e de emissões. O resultado deste estudo irá indicar às autoridades competentes a atual posição dos operadores de transportes públicos em termos de perfomance a nível energético e de emissões e constituir uma base de grande utilidade para a tomada de decisão a nível político e legislativo nesta área.




Projeto DESIRE
O objetivo do projeto DESIRE é avaliar, através da realização de casos de estudo realísticos, as soluções emergentes nos vários países para a tarificação rodoviária interurbana na Europa, e a partir daí delinear um conjunto de orientações de futuros esquemas de tarificação rodoviária interurbana (ETRI) para veículos pesados. Estes esquemas de tarificação visam uma utilização mais eficiente das redes de estradas tal como preconizado pela Comissão Europeia.




Projeto RUBENS
O objetivo do projeto foi o de recolher e analisar estudos e informação acerca da utilização racional de energia nos transportes públicos Europeus, na pesquisa de práticas de referência. Igualmente tido como objetivo foi o desenvolvimento conceptual de uma ferramenta de autoavaliação para utilização pelos operadores de transporte publico, ao mesmo tempo que procura encorajar a sua adoção mediante atividades de disseminação. As principais fases do projeto são: recolha de informação sobre práticas visando poupança energética e ambiente, metodologia de auto avaliação para operadores de transportes públicos e disseminação de resultados.




Projeto ENACT
O projeto do ENACT encerra os seguintes objetivos: 1. Interpretar e descrever o esquema de incentivos e riscos associados a que estão sujeitos os agentes económicos racionais, quando interagem numa Parceria Publica Privada, 2. Descrever de que modo os mercados financeiros interpretam os riscos associados a projetos de transportes, e de que forma a sua alocação influencia o financiamento de PPP, 3. Desenvolver formas de incorporar princípios de tarifação pelo Custo Marginal Social em esquemas de Parcerias público-privadas, tomando em consideração os incentivos dos intervenientes e os riscos envolvidos, 4. Estabelecer um Esquema Regulatório de Política Europeia Comum para a aplicação de Parcerias Público-Privadas no sector dos transportes.




eDRUL - Soluções Inovadoras para Logística Urbana
O objetivo principal do projeto eDRUL consiste na investigação, desenvolvimento e validação de uma plataforma IST inovadora e de serviços de apoio, por forma a melhorar a gestão da distribuição de carga e os processos logísticos em ambiente urbano. Fortemente baseadas numa integração com conceitos e arquiteturas de e-Commerce e e-Business, as soluções desenvolvidas irão permitir: Comunicação e trabalho de equipe entre os vários atores envolvidos no processo de distribuição de carga, através de um conjunto de serviços e-Business inovadores (segmento B2B). Melhoria da interação entre os consumidores e o sistema de comércio, conduzindo a uma otimização do sistema, através de uma série de serviços de e-Commerce (B2C). Gestão dos recursos disponíveis no sistema logístico (frotas, capacidade disponível, plataformas logísticas, recolha de bens e zonas de descargas, rotas, etc.) por forma a alcançar esquemas flexíveis de distribuição de carga, baseados na procura e integrados com o cenário urbano de ITS.



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