TRANSPORTE PÚBLICO RODOVIÁRIO

Contribuir para a competitividade do Transporte Público

Enquadramento

Para a maioria das pessoas, o autocarro é a "porta de entrada" no sistema de transportes público, sendo que, para muitas delas, é mesmo a única opção de transporte disponível em meio rural ou em meio urbano.

 

Do ponto de vista ambiental, o transporte público é, hoje ainda mais, uma das soluções que deve ser considerada na formulação de uma estratégia de mobilidade sustentável. Do ponto de vista social, a disponibilização de uma alternativa de mobilidade às pessoas, deve ser encarada como um mecanismo de inclusão social, para além de um serviço público essencial.

 

Com motores mais eficientes, aliados a exigências de níveis mínimos de emissões; com dimensão, capacidade e opções variáveis, os autocarros atuais permitem responder, de forma eficaz, a um largo espectro de requisitos de mobilidade. Complementarmente, as tecnologias de comunicação tornam possível já hoje, a oferta de novas soluções de mobilidade, mesmo que asseguradas por modos clássicos.

Porque deve escolher a TIS

A TIS surgiu em 1992 para responder à necessidade dos STCP e Metro de Lisboa disporem de estudos de planeamento e de procura elaborados com base em modelos quantitativos. Estes modelos permitem simular o comportamento das redes de transporte coletivo e estimar a procura quando se introduzem alterações nas redes.

 

Desde 2001, trabalhamos regularmente com o software Visum da PTV, o qual possibilita o desenvolvimento de modelos de transporte multimodais, nos quais se reproduz as condições atuais e futuras de funcionamento dos sistemas de transporte.

 

Para além dos sistemas convencionais de transportes públicos, a TIS está na vanguarda do desenvolvimento de redes de transportes flexível (a pedido), bem como no planeamento e racionalização das redes de transporte escolar, contribuindo normalmente para a diminuição da despesa municipal.

 

A TIS tem colaborado ainda com diversas Autoridades de transporte no apoio ao processo de implementação do disposto no Regime Jurídico de Serviço de Transporte de Passageiros, estando a desenvolver Planos Operacionais de Transporte para diversas Comunidades Intermunicipais e municípios.

 

No contexto europeu, a TIS inclui no seu currículo a participação em diversos projetos europeus de investigação e consultoria na área do planeamento e gestão das redes de transportes públicos rodoviários.

 

Finalmente e a par do apoio dado ao planeamento das redes de transportes rodoviários, acreditamos que o cliente/utente tem um papel central no sistema de transportes e, como tal, oferecemos competências na área dos estudos de mercado, nomeadamente, para avaliação da satisfação dos clientes e definição de planos de ação para a melhoria da experiência da utilização destes modos de transporte.

Transporte Público Rodoviário

Em que o podemos ajudar

Conheça a nossa experiência nesta área

Nível Estratégico
  • Políticas de transporte
  • Planos de negócio

 

Nível Tático
  • Planeamento e desenho de redes
  • Planos Operacional de Transporte: escala regional e/ou municipal
  • Estudos de Reestruturação de redes de Transportes Públicos
  • Modelos de Exploração
  • Estudos de procura para redes (ou linhas) de transporte coletivo
  • Estudos de viabilidade física e/ou económica
  • Análises custo-benefício
  • Modelos tarifários

 

Nível Operacional
  • Planeamento e apoio à implementação de sistemas de transporte flexíveis
  • Otimização de redes de transporte escolar
  • Capacitação das equipas técnicas das AT
  • Micro-simulação de Interfaces de Transporte
  • Avaliação da satisfação de clientes
  • Planos de Ação para a promoção dos serviços de Transporte Coletivo
  • Seleção das tecnologias de transporte mais adequadas

Alguma da nossa experiência

Conheça a nossa experiência nesta área

  • Restruturação da Rede de Autocarros de Lisboa e Porto
  • Análise das redes da Carris numa perspetiva da sua eventual concessão
  • Operacionalização do contrato de OSP, Memorando e Condições Financeiras
  • Avaliação dos ganhos de produção por melhoria na velocidade comercial
  • Atualização do estudo de análise dos impactes decorrentes da operação concorrente da STCP em Vila D’Este e Vilar de Andorinho
  • Estudo de viabilidade preliminar para a introdução de um corredor de BRT na Linha de Cascais
  • Apoio no processo de contratualização de redes de transporte público rodoviário de para alguns municípios e CIM
  • Modelo de Negócio para o Licenciamento do Terminal Rodoviário da Estação do Oriente
  • CONCERTOUR - Transport contribution to improve competitiveness of European tourism
  • EBSF - European Bus System of the Future
  • EBSF 2 - European Bus System of the Future 2 - Autocarro do Futuro 2
  • ENERQI - Eficiência energética através da observação de qualidade por clientes para a melhoria do transporte público
  • 3iBS - Sistema de Autocarro Inteligente, Inovador e Integrado
  • KITE: Transporte Intermodal de Passageiros

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