ECONOMIA DE TRANSPORTES

O investimento, seja ele realizado ao nível da infraestrutura ou da operação de transportes, implica a avaliação dos custos e dos benefícios associados, não apenas na perspetiva do prestador do serviço e dos utilizadores do sistema, mas também para a sociedade (considerando todas as externalidades).

 

Até há pouco tempo, a avaliação económica estava orientada sobretudo para grandes projetos. Atualmente, as orientações vão no sentido de se estender a avaliação a todos os projetos, tornando claros os benefícios que se esperam alcançar e garantindo o “best value for money

Enquadramento

Porque deve escolher a TIS

A visão integrada da TIS permite apoiar as organizações a compreender os riscos e oportunidades do negócio, possibilitando a tomada de decisão suportada em conhecimento.

 

A vasta experiência da TIS está suportada no desenvolvimento de inúmeros estudos de procura e de cálculo dos benefícios sociais e ambientais realizados para avaliar as expansões dos sistemas de metropolitano de Lisboa e Porto. No contexto das infraestruturas rodoviárias foi também um dos parceiros privilegiados de uma das principais concessionárias.

 

Com uma perspetiva distinta a TIS aplicou os princípios da contabilidade analítica às contas públicas da rede de concessionárias de autoestradas e algumas autarquias, permitindo que estas passassem a ter uma maior consciência do peso das diversas rubricas de investimento e funcionamento.

 

Mais recentemente, e de modo a apoiar os processos concursais das redes de transportes públicos rodoviários, a TIS tem vindo a desenvolver o Estudo de Viabilidade Económica Financeira necessários a este processo.

Economia dE Transportes

AS NOSSAS ÁREAS DE ATUAÇÃO

Nível Estratégico
  • Análise custo-benefício
  • Análises multicritério
  • Análises de sensibilidade
  • Análises financeiras e de risco
  • Custos e receitas do sistema de transporte

 

Nível Tático
  • Planos de negócio
  • Conta pública de transportes
  • Sistemas tarifários

 

Nível Operacional
  • Orçamentação de projetos urbanos

a nossa experiência

  • Estudo de Procura, Avaliação dos Benefícios Sociais e Ambientais e Análise Custo-Benefício para várias extensões do Metro de Lisboa, Porto e Coimbra
  • Análise do Sistema Tarifário da Área Metropolitana de Lisboa, Área Metropolitana do Porto e Transporte Público Rodoviário inter-regional da Ilha da Madeira
  • Estruturação do Sistema Tarifário do Transporte Público no Grande Porto
  • Redefinição do Sistema Tarifário dos Transportes Públicos na Área Metropolitana de Lisboa e das Regras de Repartição das Receitas dos Títulos Multioperador
  • Análise Custo-Benefício para a Concessão do Túnel do Marão e Auto-Estrada Transmontana
  • Análise Custo-Benefício da Plataforma Logística de Leixões
  • Análise Custo-Benefício para as linhas de Alta Velocidade Ferroviária Lisboa-Porto e Lisboa-Madrid
  • Análise Custo-Benefício para a Implementação do Sistema de Informação STCW - Agência Europeia para a Segurança Marítima
  • Modelo de negócios para interfaces, nomeadamente para a Gare do Oriente
  • Conta Pública de Transportes para a rede de autoestradas
  • Conta Pública para Cascais e os para os onze concelhos da Região da Aveiro
  • Modelo de negócio para o estacionamento de Vilamoura
  • Estudo dos Sobrecustos dos Transportes Públicos na Região Autónoma da Madeira
  • TRI-VALUE : avaliação ex-post do programa de transportes europeu
  • PETS - Pricing European Transport Systems
  • UNITE - Unification of Accounts and Marginal Costs for Transport Efficiency
  • REVENUE - Use of Revenues from Transport Pricing
  • BENEFIT - Business models for enhancing funding and enabling financing for infrastructure in transport
  • RAILCALC - Cálculo dos Custos da utilização das Infraestruturas Ferroviárias

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