Durante muito tempo, a mobilidade em modos não motorizados foi quase esquecida do processo de planejamento urbano e dos sistemas de transportes porque era convicção generalizada de que apenas os modos motorizados eram eficientes e respondiam às necessidades de deslocamento.
O paradigma evoluiu e, neste momento, é já compreendida a enorme importância que o transporte a pé e a bicicleta têm nos deslocamentos de curta distância (onde são, muitas vezes, os modos mais eficientes) ou enquanto modos de articulação e de acesso/retorno a modos motorizados.
A promoção de uma sociedade mais saudável e equilibrada passa igualmente pela adoção de comportamentos mais sustentáveis, nos quais a utilização destes modos tem um papel central a desempenhar.
Finalmente, também o objetivo de descarbonização dos transportes passa, necessariamente, pela promoção dos modos suaves, seja por via da melhoria das infraestruturas de transporte, seja promovendo a alteração dos comportamentos modais das pessoas e instituições.
Nos últimos anos, a TIS tem vindo a consolidar a sua experiência na abordagem às questões relacionadas com a mobilidade sustentável, seja no desenvolvimento de Planos de Mobilidade e Transportes (e mais recentemente dos PAMUS), seja no desenvolvimento de Planos de Acessibilidade para Todos, ou de projetos de execução para redes pedonais e cicláveis.
É também de destacar o papel da TIS nos projetos de investigação para a Comissão Europeia, nos quais se tem estudado a possibilidade de promover uma maior utilização dos modos suaves, por via da utilização de aplicações móveis e/ou de gamificação.
A TIS está dotada da competência técnica para lhe propor soluções que o tornem a si, à sua empresa ou à sua cidade mais eficientes e sustentáveis.
Mais de 25 anos a criar soluções sustentáveis, integradas e all-in-one na área de mobilidade e transportes