TRANSPORTE FERROVIÁRIO

Enquadramento

O transporte ferroviário de passageiros tem um papel importante nas ligações urbanas, suburbanas e nas de média e longa distância, assumindo-se como um modo estruturante e de grande capacidade. O principal desafio coloca-se na promoção da sua integração em toda a cadeia de deslocamento, criando condições para que cumpra, de modo eficaz, a sua função estruturante.

 

O transporte ferroviário de mercadorias tem vindo a crescer, ainda que a sua quota seja pequena relativamente aos outros modos de transporte (principalmente pouco expressiva em Portugal, em que representa menos de 10% qualquer que seja o indicador utilizado para essa comparação). No entanto, a necessidade de transferência para modos ambiental e energeticamente mais eficientes, levará ao progressivo aumento de quota da ferrovia, levantando questões muito importantes de integração (bitola, eletrificação, sistemas de controlo, etc.), regulação e gestão, para garantir uma fluidez de processos que permita a manutenção de níveis elevados de eficiência económica e de serviço.

Porque deve escolher a TIS

A vasta experiência e a diversidade de projetos nesta área garantem uma abordagem rigorosa e atualizada nos projetos em que estamos envolvidos.

 

No nosso currículo incluem-se estudos e projetos para sistemas ferroviários de passageiros, mercadorias e mistos, em ambiente urbano (metro pesado e metro ligeiro), suburbano, regional, inter-regional e internacional (sistemas em velocidade convencional e alta velocidade), o que permite oferecer um largo espectro de competências relacionadas com o modo ferroviário.

Transporte Ferroviário

AS NOSSAS ÁREAS DE ATUAÇÃO

Nível Estratégico
  • Estudos de avaliação do papel da ferrovia nas cadeias logísticas (e plataformas logísticas), na articulação com infraestruturas portuárias ou como elemento estruturante de corredores multimodais

 

Nível Tático
  • Análise multicritério de corredores
  • Avaliação de impactos socioeconômicos
  • Análise custo-benefício e financeira
  • Estudos de demanda
  • Sistemas de interfaces
  • Desenho de redes de transporte público, nas quais a ferrovia é o elemento estruturante do sistema de mobilidade

 

Nível Operacional
  • Definição de tarifários e avaliação da taxa de usos
  • Questionários e construção de matrizes origem-destino
  • Avaliação do nível de satisfação dos passageiros
  • Sistemas de monitorização

a nossa experiência

  • Estudos relativos aos corredores principais da rede TEN-T - Lot 7 - corredor Atlântico, Comissão Europeia
  • Elaboração de estudo de movimentação de mercadorias no porto de Sines e de viabilidade económica e financeira da construção de um novo acesso ferroviário a Espanha, APS
  • França - Bordeaux - Serviços de Engenharia Ferroviária,
  • Estudo de Demanda para a ligação ferroviária de mercadorias, Sines-Setúbal-Lisboa/Caia
  • Parecer sobre corredor ferroviário da Beira Baixa
  • Estudo de Demanda para a Linha do Norte, Infraestruturas de Portugal
  • Modelo de Exploração para as Ligações de Alta Velocidade Lisboa-Madrid e Porto-Vigo, AVEP
  • Estudos de Demanda para a Linha de Cascais e para a Linha de Sintra-Azambuja
  • Modelo de planejamento de transportes do Metro do Mondego
  • Modelação de um elétrico rápido da Baixada Santista, São Paulo
  • Rede de Interfaces do Metro do Porto
  • Interfaces do Metropolitano de Lisboa com outros Modos Pesados
  • Estudos de demanda para as expansões da rede do Metro de Lisboa, Porto e do Mondego

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Mais de 25 anos a criar soluções sustentáveis, integradas e all-in-one na área de mobilidade e transportes